Seleção natural e adaptação das espécies.
AULA 1: Estudos de casos com mariposas

Imagem disponível em: http://netnature.files.wordpress.com/2012/09/biston-betularia-typica-e-carbonaria.jpg. Acesso em 29 de junho de 2014.
A biodiversidade do planeta Terra chamou a atenção dos seres humanos desde muitos anos atrás. São várias as hipóteses sobre a origem da diversidade dos seres vivos.
A teoria mais aceita atualmente é a teoria evolutiva. De acordo com esta teoria, as características mais vantajosas para os organismos em determinadas condições ambientais acabam predominando na população por meio da seleção natural. Os organismos que apresentam essas características têm maiores chances de sobrevivência e de deixar descendentes.
Neste contexto, é importante conhecer as primeiras explicações científicas e as hipóteses sobre a origem da diversidade dos seres vivos. Para isso, vamos analisar um estudo de caso sobre evolução e seleção natural.
Texto elaborado pela própria autora. Vanessa Fonseca Gonçalves
- Experimento 1:
De uma população de mariposas, a proporção de indivíduos mais escuros, que é normalmente menor que a de indivíduos mais claros, cresceu após aumento da poluição por fuligem. Querendo testar se o aumento de mariposas escuras podia ser resultado da ingestão de fuligem junto com as folhas das quais se alimentam, um cientista fez o seguinte experimento:
- Formou dois grupos de larvas de mariposas, com vinte indivíduos cada um.
- Um grupo foi alimentado com folhas impregnadas de fuligem.
- Outro grupo foi alimentando com o mesmo tipo de folhas dado ao primeiro grupo, mas sem a fuligem.
Foi observado que as larvas do grupo que não recebeu a fuligem na alimentação deram origem a mariposas escuras na mesma proporção do grupo que ingeriu fuligem na dieta.
- Experimento 2:
Em um ambiente sem poluição por fuligem, que deposita e escurece troncos e galhos, as mariposas mais claras se camuflam bem entre os líquens no tronco das árvores. Para testar se as mariposas mais claras eram mais predadas nas áreas poluídas, fez-se a seguinte experiência: foram capturadas muitas mariposas claras e escuras; esses exemplares foram colocados em um mesmo número em troncos escurecidos, dentro de gaiolas com aves que se alimentam delas. Foi obtido o seguinte resultado: mariposas mais escuras foram menos predadas do que as mais claras quando colocadas em troncos escuros; mariposas mais claras foram menos predadas do que as mais escuras quando colocadas em troncos não escurecidos por fuligem.
Responda:
- Com base nos resultados do primeiro experimento, pode-se dizer que a cor das mariposas é determinada somente pela ingestão de fuligem com o alimento? Justifique.
- No segundo experimento, sabendo que as aves são caçadoras visuais, por que as mariposas mais claras seriam mais predadas no ambiente poluído por fuligem?
- Os resultados do segundo experimento podem ser usados para ilustrar a seleção natural? Explique.
Comentários
Postar um comentário