Origem da vida e evolução das espécies.

 Realizar uma pesquisa sobre cientistas que estudaram a origem e evolução das espécies, tais como: Leonardo da Vinci, Linnaeus, George Cuvier, Ernst Haeckel, Thomas Malthus, Lamarck, Darwin e Wallace. Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre dois cientistas.
Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci. Imagem disponível em: http://a5.files.biography.com/image/upload/c_fill,g_face,h_300,q_80,w_300/MTIwNjA4NjMzNTM4NTEyMzk2.jpg. Acesso em 29 de junho de 2014.
Darwin

2) Informe que a pesquisa deverá abordar os seguintes aspectos
  • Identificação do cientista (nome, período de vida, país de origem, formação).
  • Teoria relacionada à evolução (pesquisa, resultados, conclusões, contribuições).
  • Criticas à teoria (quais foram as criticas).
- Neste momento é importante enfatizar que o conhecimento científico é criado por meio de processos históricos e coletivos.


- Sugestões de endereços para a pesquisa:
INSTITUTO DE BIOLOGIA. Pensando em evolução. Disponível em: http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/cienc.htm. Acesso em 29 de junho de 2014.
MALAVASI, Aldo. Origem e evolução do pensamento evolutivo através dos tempos. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/mesas_redondas/MR_AldoMalavasi.pdf. Acesso em 29 de junho de 2014.
MARCONI, Elisa; BICUDO, Francisco. Darwin e a evolução das espécies. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=910. Acesso em 29 de junho de 2014.
ARAÚJO, Aldo Mellender de. Síntese evolutiva, constrição ou redução de teorias: há espaço para outros enfoques? Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-01/FHB-v01-01-Aldo-Araujo.pdf. Acesso em 29 de junho de 2014.
ROLIM, Ranielle Cabral. Teorias evolutivas. Disponível em: http://pt.slideshare.net/JovemCientista/teorias-evolutivas-25003644. Acesso em 29 de junho de 2014. 
- Se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, estimule-os a buscarem referências para acesso em sítios de busca, como o Google. 
5) Informe aos alunos que a pesquisa deverá ser enviada por e-mail para avaliação e correção. 

AULA 4 e 5: Produção de um vídeo

Produção e criação de vídeos. - Caso não seja possível a realização da oficina de criação de vídeos animados,a oficina de com a participação do professor de Informática, segue materiais para o professor sobre como criar um vídeo animado:
PAULA, Daniela Braga de. Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker. Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 06 de junho de 2014.
SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.
MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira: Mercado financeiro: vida pessoal e profissional

Educação Financeira: Estágio

Exercícios sobre Massa Molar