Gravidade e corpos celestes.

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/leis-kepler.htm

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/gravity-and-orbits

Faça esquemas  sobre os movimentos dos corpos celestes.(três exemplos) use o simulador acima.

Pesquisar e elaborando um resumo.

1) Gravidade

2) Leis de Kepler

3) Órbitas

Comentários

  1. Gravidade

    A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em conjunto com o eletromagnetismo, a força nuclear fraca e a força nuclear forte. A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.
    Sem força e sem equilíbrio
    Se passarmos algum tempo morando em algum lugar onde a força da gravidade é diferente, como em uma estação espacial, por exemplo, nosso corpo muda. Já está comprovado que astronautas perdem massa óssea e força muscular durante sua permanência no espaço. O alemão Johannes Kepler (1571-1630) enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar, mas sabe-se agora que essas leis são válidas para qualquer sistema planetário. Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

    Leis de Kepler

    Leis de Kepler afirmam que as órbitas são elípticas, que a velocidade aureolar dos planetas é constante, e que a razão entre o cubo do período e o quadrado do raio é constante. Leis de Kepler sobre o movimento planetário foram desenvolvidas entre 1609 e 1619 pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler. A primeira lei de Kepler, chamada lei das órbitas elípticas, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, as órbitas dos planetas são elipses e o Sol ocupa um dos focos.
    Segunda Lei de Kepler

    A 2ª lei de Kepler assegura que o segmento (raio vetor) que une o sol a um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais. Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente.
    A terceira lei de Kepler demonstra como o tempo que um planeta gasta para dar uma volta completa em torno do Sol se relaciona com o raio médio da órbita desse planeta.

    Órbitas

    Kepler propôs que os planetas giram em torno do Sol, em uma órbita elíptica, com o Sol em um dos focos. Nesta Lei, Kepler corrige o modelo proposto por Copérnico que descrevia como circular o movimento orbital dos planetas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira: Mercado financeiro: vida pessoal e profissional

Educação Financeira: Estágio

Exercícios sobre Massa Molar